quinta-feira, 15 de abril de 2010

O pai do Axé concede entrevista para os Bastidores do Axé 2010


O ritmo Axé comemora 25 anos e o maior evento de Axé do Brasil faz parte dessa história há 12 anos. Em uma pesquisa sobre essa comemoração, os estagiários de jornalismo conseguiram uma entrevista exclusiva com Luiz Caldas, o precursor do ritmo Axé music. O ritmo Axé originou-se no estado da Bahia na década de 80, durante as festas populares do carnaval de Salvador. Essas manifestações que misturão diversos ritmos como o frevo pernanbucano, forró, maracatu, Reggae, construiram um novo ritmo: o “Axé”. A palavra é ultilizada como forma de cumprimento no Candomblé e na Umbanda, que significa energia positiva.


Com o impulso da mídia o gênero começou a ser reconehcido e dançado por todos. Em 1987 o crítico Hagamenon Brito batizou o ritimo Axé como “Axé music”. Nessa mesma época o Brasil conhecia o pai do Axé, o cantor e compositor Luiz Caldas. Nascido em Feira de Santana - BA em 1963. Foi muito cedo para Vitória da Conquista e lá que aos sete anos de idade começou a dar os primeiros passos na música.


Luiz conta sobre os boatos que surgiram recententem na Bahia que contradiziam que ele era o criador do ritmo. “Antes, a Bahia só tinha o frevo de Moraes Moreira e Dodô e Osmar. Eu saí dos bailes para o trio com essa missão: a de ser o criador.” Conta. O compositor e cantor acredita que o Axé Music atual mudou, pois é uma mistura de ritmos, então ela sempre vai está onde estiver vontade de dançar e alegria. Luiz Caldas parabeniza a ideia do evento Axé, isso ajuda cada vez mais reforçar e firma sua criação. Finalizou mandando um recado para toda a galera da Una DM Jovem. “ Muita sorte e que Deus continue dando energia positiva pra todos vocês continuarem fazendo sempre coisas boas.”


Se você que saber mais sobre os projetos de Luiz Caldas que nos dias 15,16,17,18 e 19 vai está nos EUA recebendo o prêmio Lifetime Achievement Awards pela sua criação e contribuição para o bom nome do nosso país no mundo e logo depois, toca no Brazilian Day, em Miami, com Claudia Leitte, acesse: http://www.luizcaldas.com.br/ e confira as 130 canções inéditas que lançou e as 120 que estão por vim, totalizando duzentas e cinquenta músicas inéditas, todas de sua autoria e com alguns parceiros, como César Rasec, André Abujamra, Zeca Baleiro, Chico César, Sandra de Sá, Seu Jorge, Saulo Fernandes, dentre outros maravilhosos parceiros.


E para ficar por dentro dos bastidores do maior evento de Axé do planeta, que faz parte da história dos 25 anos desse ritmo, não deixem de acessar o http://www.bastidoresdoaxe2010.blogspot.com/ e conferir nossas matérias, entrevistas, promoções e curiosidades do evento.

Texto: João Marcelo Siqueira Foto: Divulgação


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário